Hoje o dia foi de inovar. Essa receita da Franciela Santin contou com uma proteína marginalizada: carne suína. Mas a combinação de elementos e a forma de preparo compensam qualquer dúvida sobre os ingredientes. O prato é uma combinação de vegetais, salada e lombo suíno, acompanhado por purê de batata baroa.

fullsizeoutput_2d55.jpeg

Modo de Preparo:

Salada verde:
Escolher as folhas de alface e cortar os tomates cerejas. Temperar com sal do Himalaia e azeite de oliva a gosto. Como sugestão, pode-se usar um azeite com um toque de limão siciliano.

Vegetais no vapor:
Cozinhar os vegetais (ervilhas, vagem, cenoura, couve flor e brócolis picados) em uma panela com água, sal e uma pincelada de azeite de oliva. Após o cozimento, montar no prato usando um anel de metal.

Purê de batata baroa (mandioquinha):
Descascar as batatas baroas e cozinhar em água e sal. Escorra e esprema as batatas. Adicione na mistura ainda quente manteiga ghee (clarificada) para dar um gosto aveludado. Montar no prato usando o anel de metal.

Suíno Grelhado:
Temperar o lombo suíno com sal, alecrim e azeite. Deixe reservado para absorver os temperos. Como sugestão pode-se adicionar um pouco de suco de limão. Cozinhar no forno por 45 minutos a 220 graus, virando na metade do tempo para ficar igual dos dois lados. Montar no prato usando o que sobrou do molho como decoração.