Enquanto eu escrevo esse artigo faltam menos de 30 dias para correr a minha primeira maratona. Olhando para toda o treinamento para enfrentar esse desafio posso dizer que estou preparado. A prova está logo ali, mas não estou preocupado. Vou fazê-la e concluir os 42195 metros. Eu tenho certeza disso. Mas essa certeza não quer dizer que eu sou um super humano.

WhatsApp Image 2017-05-14 at 20.09.15
Preparação para a Maratona.

Isso quer dizer apenas um coisa: eu estou preparado. Não apenas nos aspectos técnicos, mas também no emocional.

Eu já ouvi dizer que quando você corre uma maratona a maioria dos fracassos não é para a prova e sim para você mesmo. Seu corpo não desiste tão facilmente como achamos. É a sua mente que faz com que você desista. Por isso é importante estar mentalmente preparado para enfrentar entre 3 a 4 horas correndo.

WhatsApp Image 2017-05-14 at 20.09.31.jpeg
O apoio está ao nosso redor!!

Quando eu comecei a correr em setembro de 2014 não tinha a idéia de fazer uma prova tão longa. Ao começar a correr o desafio era a perda de peso, conseguir manter o ritmo e não desistir. Agora, a cada final de semana, os treinos longos são iguais ou maiores que uma meia maratona. Eu brinco com a minha companheira de vida e de corrida, Franciela Santin, que antes a gente treinava para fazer uma meia maratona, hoje a gente treina uma meia maratona para se preparar para correr outra prova, ou seja, dobro dela.

WhatsApp Image 2017-05-14 at 20.08.53
O amor nos leva longe

Mas é essa a sensação de vencer um desafio que me deu a força para seguir em frente. Muitas vezes eu quis reviver os hábitos de antigamente e buscar na comida aquela sensação de conforto que só ela conseguiu me dar no passado. A minha força para acordar cedo nos finais de semana para treinar e fazer três prova de meia maratona em um semestre são apenas o reflexo de estar em paz comigo mesmo.

WhatsApp Image 2017-05-14 at 20.09.20
Foco na Preparação!

Eu percebi, a duras penas, que não posso me cobrar tanto. Na nossa vida estamos o tempo todo sujeitos a cobranças e opiniões diferentes da nossa. O que devemos fazer, para não enlouquecer, é dar ouvidos às mensagens que nos fortalecem. Não quer dizer que não devemos ouvir as críticas. Devemos sim, mas as criticas tem que ser usadas como incentivo para ir em frente. E ir em frente é mudar hábitos, se desafiar e colocar um pé em frente ao outro mesmo quando você está cansado e quer descansar.

A maior vitória que tive até agora, principalmente por poder contar com uma pessoa que me ama e me ajudou a seguir em frente, é essa capacidade de não desistir. A vida vai nos dar umas pauladas, mas é bom saber que por mais forte que você seja atingido é você que tem a força para levantar e seguir com os objetivos traçados.

AAC17MDPR8627 (1)
E lá vou eu!!!

A maratona de Porto Alegre está chegando, e eu não tenho medo dela.