Na terça feira eu postei sobre um treino Fartlek que eu fiz e algumas pessoas encaminharam mensagem in box me perguntando como eu conseguia fazer o treino tão “perfeito”.

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Bom, vou falar de como eu me organizo para fazer este tipo de treino. Vejam que esta é a minha estratégia, não significa que funcionará para outras pessoas, afinal, como dizia Raul Seixas “O que eu como a prato pleno, pode ser o seu veneno”. Resumindo: o que funciona para uma pessoa, pode não funcionar para a outra.

Mas, vamos aos fatos:

Organização é a base de tudo. Ao ver que na planilha postada pelo treinador tenho um treino fartlek para fazer, como eu me organizo:

  1. Primeiro verifico qual é a distância programada e em quanto tempo de fazê-la;
  2. Por se tratar de um treino fartlek, sabendo que devo fazer um km em ritmo mais leve e um km em ritmo mais intenso (assim até completar a distância programada), faço então um esqueminha para estabelecer qual será o pace do mais leve e qual será o pace do mais intenso, objetivando ficar dentro do tempo total estabelecido.
  3. Digamos que eu deva completar o treino em 40min, então, farei o km mais leve em ritmo de 4´40” e o mais intenso em ritmo de 4´10”, por exemplo. Claro que os ritmos devem ser estabelecidos conforme a capacidade de cada um. Aqui só estou dando um exemplo do que funcionaria para mim.

Gente, é isso. Porém, o mais importante é a orientação de um profissional de educação física, ou seja, do seu treinador. É com ele que você poderá conversar mais tecnicamente a respeito do assunto, é ele que poderá lhe dar as coordenadas conforme o estágio que você se encontra atualmente.