Respeite, mas nunca se renda a ela.

Alegria está em fazer aquilo se ama

Um dos primeiros ensinamentos que eu tive com a minha preparadora física Simone Herdina foi de que “na academia é você quem domina o equipamento e não ele quem domina você”. E este conceito é completamente aplicável as distâncias de uma ultramaratona. Explico melhor. ⠀

Uma ultramaratona é qualquer corrida a pé com distância superior à da maratona, 42.195m, que via de regra ocorre em terrenos acidentados, estradões, costões de pedras e florestas, com altimetrias positivas consideráveis. Ou seja, longas distâncias e situações adversas ao padrão são características básicas de uma ultra.

E todo o ultramaratonista sabe que deve respeitar a distância para a prova ao qual se inscreveu, afinal, respeito significa estima, consideração, porém, nunca deve se render á ela, ou seja, nunca deve superestimar a distância, pois ao fazê-lo, atribuímos a ela qualidades ou características acima das reais. ⠀
Volto ao ensinamento citado, pois se na academia somos nós quem devemos dominar o equipamento e não o contrário, na ultra, somos nós quem devemos dominar a distância e não o contrário.

Analisemos o seguinte: quem está treinando para vencer a distância é você e não o contrário, certo? A distância está lá, paradinha e em momento algum mudará seu status, já você está treinando, se dedicando, estudando a prova. Então, quem tem maiores chances de vencer?

Respeitar sim, treinar sim, se dedicar sim, estudar a prova sim, preparar-se de todas as formas possíveis sim, superestimar e render-se a distância, não.

Somos TO2, respiramos trilha.

#trail#treino#foco#longasdistancias#ultramaratona#ultra#corrida#trailrunning#trail#trilha#mental#determinacao

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s